top of page

Performance e diminuição do risco de lesão

Evitar todas as lesões parece um objetivo irrealista, pelo que há fatores que não se podem controlar, como a idade, o tempo de treino, possível histórico de lesões e, não menos importante, a própria anatomia do atleta.


Assim, o uso do termo 'redução de lesão' tem ganho relevância em muitos estudos. Uma das estratégias para a sua prevenção é a vigilância de lesões. Por meio de sistemas e processos padronizados, como os do Comité Olímpico Internacional e das instituições especificas de cada desporto, o preparador físico consegue adquirir informação consistente e vigorosa sobre o tema das lesões, por um longo período.

Samuel Dias performance
Samuel Dias

São várias as evidências presentes na literatura de futebol sobre as situações específicas da modalidade em que as lesões ocorrem. A título de exemplo, sabe-se que as três principais ações que conduzem à lesão do Ligamento Cruzado Anterior (ACL) no futebol são pressionar e defender, recuperar o equilíbrio depois de rematar e apoiar após um salto. Outro estudo semelhante, que recorre à análise de vídeo para determinar o padrão de lesões nos isquiotibiais, descobriu que os principais motivos de lesão se encontram relacionados com o alongamento (ao rematar e/ou aterrar) e sprinting.

martim-maia-performance
Martim Maia

Com recurso a este tipo de informação mecânica específica da modalidade, o preparador físico está apto a auxiliar os jogadores na redução desse mesmo risco.

Estudos e evidências indicam que atletas mais fortes são mais resilientes, desta forma, podemos afirmar que a prevenção é nada mais que melhorar o desempenho e performance do atleta. A maioria dos exercícios e estratégias de prevenção que, em simultâneo, fortalecem o atleta e reduzem o risco de lesão, tendem a aumentar o seu desempenho físico, tal como o treino de força e treino de velocidade.


Raul Folha

Strength & Condition Coach

Personal Trainer & CrossFit L-1 Trainer




139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page