top of page

As lesões da WorldCup 2022 e porque é que o treino é fundamental.

Quais as razões para o aparecimento de tantas lesões pré e durante o Mundial do Qatar? Poderá o treino prevenir isto?

O Campeonato do Mundo de 2022, realizado no Qatar, teve uma percentagem de lesões superior aos seus antecessores, algo que afetou quase todas as equipas, deixando vários jogadores importantes de fora. Em que medida a data e condições atípicas deste Mundial podem ter sido prejudiciais?

A lesão é um fenómeno multifatorial, sendo por isso, difícil determinar qual a causa ou a origem da mesma. No entanto as alterações no calendário competitivo, o volume de jogos em curto espaço de tempo e consequente redução da recuperação, o clima e a adaptação a um modelo de jogo e por vezes posições diferentes, podem aumentar o risco de lesão.

Sabendo que o treino pode ser peça chave no desenvolvimento das capacidade físicas do atleta, acreditamos que esse processo tornará também o atleta mais resiliente à lesão, com melhorias estruturais e optimizando também o processo de recuperação entre os períodos competitivos.


Se analisarmos também que a grande maioria destas lesões foram sem contacto, um programa de treino adequado e uma optimização na gestão das cargas pode ser determinante para a redução deste problema.


Na Move Better, vais encontrar um equipa preparada para te ajudar em qualquer que sejam os teus objetivos.


Fala connosco e começa o ano mais forte e mais preparado.


Dário Pinto

Strength & Condition Coach

Owner Move Better




100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page