top of page

5 ideias para um São Valentim mais saudável

Love is in the air, ou melhor, in the fridge. As receitas aesthetic do tiktok, aqui simplificadas, ideais para um jantar romântico ou um piquenique com amigas.


1. HEART-SHAPED PIZZA

Massa da pizza: 1/2 chávena (120 ml) de água 1 colher (chá) (5 ml) de azeite 1/2 colher (chá) (2 g) de sal 1 1/2 chávena (200 g) de farinha de trigo integral ou outra com elevado teor de fibra (ex: aveia) 1 colher (chá) (3 g) de fermento


Modo de preparação: Num recipiente, junta todos os ingredientes e mexe bem. Assim que a massa começar a ficar mais pastosa, amassa tudo com as mãos, até obter uma massa lisa e elástica. Deixa levedar pelo menos 20 minutos. De seguida, estica a massa numa superfície com farinha e molda em forma de coração.

Para o recheio, espalha o molho de tomate sobre a massa e junta os ingredientes que mais gostas (atum, fiambre, queijo, azeitonas…). Leva ao forno uns minutos e serve em seguida.


Valor nutricional (por pizza)

Calorias: 380

Proteína: 40g

Hidratos de Carbono: 35g

Gordura: 17g



2. CHARCUTERIE BOARD

Habitualmente é utilizada uma tábua ou tabuleiro de madeira, mas pode utilizar um prato de loiça ou uma travessa. Os ingredientes dependem do gosto pessoal, mas deixamos algumas dicas:


1- Queijos: O importante é ter queijos com consistência, sabor e intensidade diferentes para garantir uma experiência de sabores diversa. Existem queijos frescos, queijos macios, queijos semi macios, queijos duros e queijos azuis. Para uma charcuterie board mais saudável, dar preferência a queijos magros.


2- Charcutaria: Adicione fatias de charcutaria (finas) - Salame, Chourição, Mortadela, Paio, Presunto ou outros à sua escolha, garantindo cor e diversidade de sabor. Para uma charcuterie board mais saudável, dar preferência a charcutaria de aves.

3- Frutas: A fruta fresca é sempre de presença agradável numa tábua de queijos. Frutas vermelhas (morango, framboesa) combinam com queijos cremosos e frutas cítricas harmonizam com carne de porco.


4- Frutos secos: Amêndoas, nozes ou avelãs são um clássico nas tábuas de queijo, acrescentando textura.


5- Pão e tostas: Pode adicionar pão de vários tipos (escuro, com sementes etc.) e tostas de vários formatos.


Valor nutricional (por tábua)

Calorias: 410

Proteína: 25g

Hidratos de Carbono: 28g

Gordura: 31g


3. BRUSCHETTA DE TOMATE E MANJERICÃO

Ingredientes:

1 pão grande (de preferência, pão rústico)

1 dente de alho

Tomates cereja

Manjericão a gosto

Azeite q.b


Modo de preparação: Corta o pão em fatias com cerca de 1cm de largura e dispõe num tabuleiro próprio para ir ao forno. Descasca o dente de alho, corta-o ao meio e passa-o nas fatias de pão. Rega o pão com um fio de azeite, junta os tomates cereja cortados e leva ao forno, até que o pão fique dourado. Retira o pão do forno e termina com umas folhas de manjericão. Serve ainda quente ou morno.


Valor nutricional (por unidade)

Calorias: 98

Proteína: 4g

Hidratos de Carbono: 14g

Gordura: 3g


3. FROZEN YOGURT

Ingredientes:

2 iogurtes naturais açucarados

Toppings à escolha: granola, cereais, chocolate preto, frutos vermelhos, bolachas etc.


Modo de preparação: colocar papel vegetal numa travessa e deitar o iogurte de modo a cobrir o fundo. Adicionar os toppings e levar ao congelador, de um dia para o outro. Partir o iogurte em pedaços e servir.


Valor nutricional (por travessa)

Calorias: 358

Proteína: 24g

Hidratos de Carbono: 41g

Gordura: 10g

4. RASPBERRY SORBET ROSÉ FLOATS

Ingredientes:

Sorvete de framboesa

Vodka

Vinho rosé

Framboesas frescas


Modo de preparação: num copo juntar 1 bola de gelado de fra mboesa, 1 shot de vodka e encher o restante com vinho rosé fresco. Decorar com framboesas frescas e hortelã.


Valor nutricional (por copo):

Calorias: 170

Proteína: 1g

Hidratos de Carbono: 11g

Gordura: 3g


Qualquer uma destas receitas pode ser adaptada aos teus objetivos. Fala connosco para saberes a melhor forma de o fazer. Lembra-te de cada dia é uma nova oportunidade de ficares mais perto dos teus objetivos. E nós podemos ajudar-te.


Fala comigo aqui.



Sílvia Costa Coelho

Nutricionista Clínica e Desportiva [C.P.3756N]




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page