top of page

Proteina whey como suplemento alimentar: como e porquê?

As proteínas são um macronutriente de elevada importância. As suas funções incluem o fornecimento de energia, estruturação das células, nomeadamente as musculares, regulação de processos metabólicos, construção ou reparação de tecidos entre muitas outras.


No entanto, apesar de presentes em variados alimentos, muitas vezes é difícil atingir as doses recomendadas sem auxílio de suplementação. A proteína de soro de leite (de forma comum, designada “whey protein”), é uma fonte rápida, económica e prática de fornecimento deste macronutriente na nossa alimentação. Esta substância é apresentada em pó de sabor neutro ou aromatizado e deriva da indústria láctea, sendo subproduto da produção de lacticínios.


O leite de vaca é composto por duas proteínas : Caseína (~80%) e Proteína do Soro de Leite (~20%), a proteína whey deriva desta última. Os avanços na indústria alimentar permitiram a purificação e separação de proteínas de soro de leite de forma a ser possível encontrar este composto na forma concentrada ou isolada ou hidrolizado com percentagens variadas de proteína (35-90%), açúcares e gordura ou ainda com a presença ou não de lactose. A sua utilização é vasta e muito usada actualmente, nomeadamente pelos praticantes de actividade física por ser uma boa fonte de proteína e BCAA’S (Branched Chain Amino Acids).

Actualmente, a proteína de soro de leite é usada não só por jovens desportistas, mas por variadas faixas etárias, praticantes ou não de actividade física, por ser uma fonte rápida, prática e económica de proteína. A sua praticidade não só se foca no seu consumo mais “comum”, sobre a forma de batido, mas cada vez mais como ingrediente de inúmeras receitas.


Os benefícios para a saúde das proteínas do soro de leite, nomeadamente sobre a forma deste suplemento alimentar, têm sido um tema de crescente nos últimos anos, pelo facto de haver cada vez mais interesse comercial em tudo o que engloba a nutrição no desporto. Contudo ele também é reconhecido como um ingrediente de valor acrescentado em inúmeros produtos alimentícios, desde fórmulas lácteas para bebés, suplementos alimentares para idosos. Além da sua fórmula mais conhecida, o suplemento “whey protein”, este é usado maioritariamente usada pela comunidade desportiva.


O soro de leite é considerado um alimento funcional, isto é com potenciais benefícios para a saúde, pois os seus componentes bioactivos têm propriedades antimicrobianas e antivirais, e melhorar a defesa imunitária e a saúde óssea, e melhorar a actividade antioxidante, além de todos os benefícios acima descrito.


Nesse sentido, se tencionas introduzir este suplemento alimentar na tua alimentação, consulta a nossa nutricionista e percebe se se enquadra na tua alimentação e qual aquele que deverás escolher de forma a potenciar a tua performance desportiva ou somente aumentar a uma ingestão proteica na tua alimentação


Esclarece as tuas dúvidas sobre a tua alimentação, entrando em contacto comigo aqui.



Sílvia Costa Coelho

Nutricionista Clínica e Desportiva [C.P.3756N]




Bibliografia:

  1. M., L. Kathleen & ESCOTT-STUMP, Sylvia; tradução Andéa Favano. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietotera- pia. 11a edição. São Paulo: Roca, 2005

  2. Chordiya, M. &Gangurde, H.(2011). Whey Protein.Scholars Research Journal 1(2): 69. January 2011


78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page