O que comer depois de um treino?

Atualizado: 10 de fev.

Durante a prática de exercício físico, é natural perdermos água e sais minerais através da transpiração, quando isso ocorre em elevada quantidade, poderá potenciar a ocorrência de sintomas como o fraqueza muscular, dor de cabeça ou tonturas, sendo crucial te hidratares dos momentos que envolvem a prática desportiva. A inclusão de alimentos, poderá ser necessária caso a mesma se estenda acima de 1h e a sua intensidade o justifique, no entanto na maioria dos casos, esta não é necessária.


Um momento fulcral na alimentação associada à prática de atividade física é o pós treino, isto é, a refeição que fazes quando terminas o teu treino. Sendo esta essencial para garantires a recuperação muscular e reposição das reservas de glicogénio que utilizaste durante o teu treino, sendo isso muito importante para a melhoria da tua performance desportiva. Nesta refeição deverás incluir hidratos de carbono de alto índice glicémico e proteínas, sempre a par da ingestão de água.

Ideias para a tua refeição pós treino (logo que possível após o fim do treino): Alimentos como pão de mistura/avó/água, arroz branco, batata branca ou massas não integrais, poderão ser boas fontes de hidratos de carbono, acompanhadas de uma fonte de proteína (ovos, iogurtes, leite, carne ou peixe) são boas opções. Nesta refeição deverás evitar incluir gorduras e vegetais, por conterem gordura e fibra, componentes que atrasam a digestão e, por consequência, a tua recuperação. A inclusão de qualquer tipo de suplementação nas refeições do teu dia, deve ser sempre previamente discutida com a tua nutricionista.

Apesar destas indicações sobre alimentação pós-treino, é importante salientar que todas as escolhas alimentares requerem a adequação ao estilo de vida e necessidades específicas, sendo, por isso, imprescindível, que agendes a tua consulta de nutrição de forma à tua nutricionista planear a tua alimentação de forma personalizada e adaptada aos teus objetivos e necessidades individuais.


Se precisarem de ajuda a atingir os vossos objetivos, entrem em contato comigo aqui.



Sílvia Costa Coelho

Nutricionista Clínica e Desportiva [C.P.3756N]





87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo