top of page

5 dicas para manteres a motivação e continuares a treinar com consistência

Quando falamos de motivação, toda a gente sabe do que estamos a falar, contudo pode ser difícil definir concretamente.

A motivação pode ser definida como: o desejo ou vontade de alcançar algo; a razão para determinada ação.


Motivação para nós é a energia e a direção que que suportam todas as nossas ações. Porque vamos treinar todas as semanas? Porque comemos mais frutas e legumes e menos comidas processadas? Porque deixamos o carro em casa e vamos de bicicleta para o trabalho? Com este artigo, pretendemos ajudar-vos com ideias para manter a motivação para treinar e ser mais saudável ao longo de todo o ano 2022:


  1. Encontra um(a) Personal Trainer que entenda o teu estilo de vida e os teus objetivos. Ter alguém ao nosso lado que sabe quais são os nossos objetivos pode ser um excelente aliado para estarmos mais perto do que queremos. O Personal Trainer sabe que treino e que exercícios precisas de fazer e como progredires para chegares ao teus objetivos mais rapidamente e forma mais consistente.

  2. Partilha com as pessoas mais próximas de ti os teus objetivos. Se as pessoas com quem mais convives souberem que queres perder 10kg, fazer uma meia-maratona ou participar numa prova de CrossFit, vão entender as tuas ações e vão apoiar-te naquilo que precisas. Deixa claro o que queres atingir.

  3. Define objetivos a curto e a longo prazo. Pode ser bom teres objetivos a longo prazo (6 meses, 1 ano, 2 anos, etc). Mas é importante definires metas mais curtas para que sintas que estás a fazer progresso. Se queres, por exemplo, perder 10kg em 6 meses, talvez seja bom definires com o Personal Trainer e a Nutricionista quais são os objetivos para cada mês, de forma a que possas celebrar pequenas conquistas e manter a motivação para o grande objetivo.

  4. Rodeia-te de pessoas com os mesmos objetivos que os teus. Estar perto de pessoas que partilham as mesmas metas, pode ajudar-nos a não falhar, seja nos treinos, na alimentação ou no descanso. Na Move Better, vais encontrar pessoas que procuram todos os dias superar-se, seja através do treino ou da alimentação.

  5. Diverte-te! Nunca te esqueças que, qualquer que seja o objetivo que tens, não deve causar-te frustração ou tristeza. Assegura-te que desfrutas ao máximo da jornada e que te celebras diariamente por todo o esforço que pões em cada momento.


Na Move Better, vais encontrar um equipa preparada para te ajudar em qualquer que sejam os teus objetivos. Fala connosco e começa o ano com a motivação em alta.



Dário Pinto

Head Coach & Owner CrossFit Leça da Palmeira



86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page