5 dicas para manter uma alimentação saudável quando vamos comer fora

Atualizado: 11 de abr.

Almoçar ou jantar fora traz-nos energias positivas, quer pelo lado social, quer pela diversão.

Contudo, quando comemos fora de casa, é muito comum acabarmos por comer mais do que deveríamos e a fazer escolhas menos saudáveis. Este artigo pretende ajudar-te a desfrutar de uma refeição fora de casa, sem fugires aos teus objetivos.

1. Bebe água antes e depois da refeição.

A água é o nosso maior aliado no que toca a manter o nosso corpo saudável, especialmente se for a substituta de bebidas açucaradas. A água vai ajudar-nos, também, a manter-nos mais saciados.


2. Pede os molhos à parte.

Molhos e coberturas podem aumentar drasticamente o número de calorias de cada refeição. Por exemplo, 2 colheres de sobremesa de manteiga de amendoim aumentam cerca de 200 calorias ao teu prato. Pedir molhos e coberturas à parte vai ajudar-te a ter mais controlo sobre a quantidade que comes. Não tens que abdicar dos molhos, só tens que saber a quantidade adequada às tuas necessidades.


3. Partilha o teu prato com alguém (ou pede meia dose!).

É uma maneira simples de cortar as calorias que ingeres e não comeres em demasiado. Se não tens ninguém com quem partilhar, pede meia dose ou pede para levar a outra metade para casa.

4. Opta por bebidas alcoólicas em doses mais pequenas.

As bebidas alcoólicas podem representar uma fatia significativa da nossa ingestão calórica. Por exemplo, um copo de vinho tinto ronda a 250 calorias. Isto é basicamente o mesmo que um chocolate snickers. Opta por copos mais pequenos e, se gostares de cocktails, mistura o teu gin, vodka ou whiskey com bebidas que não sejam açucaradas.

5. Inclui mais legumes.

Para teres uma maior ingestão de fibras, opta por legumes como acompanhamento ou pede uma salada para acompanhar a tua refeição. A adiciona-los à tua refeição, vais ingerir menos calorias quando comparado com outros possiveis elementos do teu prato (ex: batatas fritas), mas atenção à adição de azeite no tempero.


Se gostas de comer fora, não tens que o deixar de fazer só porque queres manter uma alimentação saudável e consistente. O importante é seres racional nas tuas escolhas a perceberes que não tens de abdicar daquilo que mais gostas para manter o melhor estilo de vida. Basta fazeres escolhas equilibradas e nas doses corretas.


Se precisares de ajuda sobre as melhores escolhas para ti, fala comigo aqui.



Sílvia Costa Coelho

Nutricionista Clínica e Desportiva [C.P.3756N]

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo